Morin

Amizade

“Por outro lado, vivi uma experiência muito rica porque era a época da contracultura na Califórnia, reuniões onde à vezes havia 100 mil pessoas. Vocês devem ter visto as imagens do Woodstock. Jonas Salk que desenvolveu a vacina da poliomielite, ganhou muito dinheiro e pôde criar O Instituto de Pesquisa da Califórnia. Era um homenzinho que tinha um grande ideal e a quem dediquei minha amizade, minha ternura. Era uma pessoa admirável e extremamente ingênua. É por isso que eu queria que vocês ouvissem, “The Fool on the Hill”, música dos Beatles. Quando eu estava na Califórnia e pensava em Jonas Salk, cantava essa música.”
Dos demônios: atelier ao vivo do pensamento de Edgar Morin, Sesc São Paulo, 28 e 29 de agosto, 2000.

 

“Jantar na casa dos  Marcuse ontem à noite. Sempre o velho adolescente. De imediato ele me diz: ‘Então, o que podemos fazer? Por que trabalhar? Eu lhe respondo meio brincando que devemos agora nos ocupar em fazer a mutação biológica da humanidade. Depois, deixamos de falar coisas importantes.”
O diário da Califórnia, Éditions du Seuil, 1970 Paris. Tradução livre de Nurimar Falci, São Paulo, 2001.



Sexta–feira, 25 de fevereiro, 1994. Encontro uma mensagem de Rodrigo na minha secretária eletrônica: há vinte e dois anos que ele deixou de me contatar em razão de minha atitude aparentemente indiferente, ou indelicada enquanto que ele tinha tido um gesto tão amigável em relação a mim. Eu fiquei com remorso, sem ter podido jamais explicar-lhe o meu comportamento. Eu simplesmente lhe pedi perdão por escrito, mas minha carta ficou sem resposta. Enfim, eu estou muito feliz com sua mensagem (...)
Um ano sísifo. Diário de final de século. Tradução livre Nurimar Falci, 2001, São Paulo.

Fevereiro de 1996 – Uma amizade para mim é um culto que não se deixa atingir pelas oposições políticas nem ideológicas, e tudo isso eu pratiquei por toda minha vida, e em momentos cruciais, alguns fracassos (...)
(...) Se eu perdi o amigo, pelo menos eu devo salvar o passado de uma amizade e jamais fazer como alguns divorciados que se detestam porque se amaram (...)
Amar, Chorar, Rir, Compreender. 1º jan 1995 – 31 jan 1996. Arléa, Paris, 1996. Tradução livre de Nurimar Falci, 2001.

Escreva sobre Amizade

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma