Morin

Amor

(...) de um lado, o amor é algo que se vive subjetivamente e, de outro, é algo a que se é submisso.

“Esse texto intitula-se “O complexo de amor”. (....) O amor é algo único, como uma tapeçaria que é tecida com fios extremamente diversos, de origens diferentes.
Em uma extremidade há um componente físico e, pela palavra físico, entende-se o componente biológico, O que não se reduz ao componente sexual, mas inclui o engajamento do ser corporal. No outro extremo, encontram-se os componentes mitológico e imaginário (...) Assim estamos diante dos ingredientes físicos, biológicos, antropológico-mitológicos que irão reunir-se e cristalizar-se no amor.
Amor Poesia Sabedoria. Bertrand Brasil, 1998.

“O buraco negro de meus dez anos suscitou uma força gravitacional singular. Sou de tal forma dilacerado que preciso ser irrigado de todos os lados. Irmã, irmão. Amor sublime. Amor necessidade. Amor sofrimento. Amor consumo. Amor que cura. Amor redentor. Amor que transfigura. Rostos de mulheres encerrando um mistério imenso deram-me um sentimento do divino, do sublime, evocaram o culto, a adoração... O amor proporcionou-me a plena combustão para o meu trabalho, curou-me quando estava doente, salvou-me quando estava perdido.”
Meus demônios. Bertrand Brasil, 1997

Escreva sobre Amor

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma