Morin

Infelicidade

Sábado, 26 de agosto 1994 
“Eu havia escrito: ‘A aptidão do gozo é a aptidão da infelicidade’.
Penso sem cessar na quadra de Lao Tse:
A infelicidade
Caminha de braços com a felicidade
A felicidade
Dorme ao lado da infelicidade.

É a primeira coisa que me salta aos olhos quando eu abri por acaso esse livro. A perda de quem nos faz felizes nos mergulhará na infelicidade, e isso, ainda que nosso amor não tenha nada de possessivo. Uma simbiose afetiva que se destrói nos destrói.”

“Eu, o filho único e único amado, aprendi a aceitar não ser o único amado. Eu aprendi a não ser possessivo. Faltou-me tempo, e eu cheguei a isso aos 40 anos.”
Chorar, amar, rir e compreender. 1º de janeiro 1995 – 31 de janeiro de 1996, Paris, Arléa. Tradução livre de Nurimar Falci, 2001, São Paulo.

“Domingo, 19 de junho 1994 – Tudo o que acontece desde há dois anos é cada vez mais desmoralizante. Mais uma vez “ a roda da História nos passa por cima do corpo”, particularmente no dos ruandenses, dos bósnios, dos curdos, etc.
Este acontecimento muito localizado, neste pequeno país de África, é no entanto de repercussão universal: a História continua de modo atroz e ignóbil. (Hegel: "O homem é um animal doente").
Penso novamente em todos os flagelos humanos que vergastaram o planeta. Ah! A reforma do pensamento, já tão difícil não será suficiente. Será necessária uma reforma da pessoa humana... Será isso possível?
1994, Um ano Sísifo. Diário de fim de Século. Publicações Europa-América, Portugal, 1998

Escreva sobre Infelicidade

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma