Morin

Mentira

“Filho único então, eu vou me tornar órfão na idade de nove anos, e vou ficar longe da minha família, a começar pelo meu pai. Por que isso ocorreu? Porque descobri a mentira, isto é, eu brincava numa praça e meu pai não tinha me falado que minha mãe tinha morrido, tinha me falado que ela tinha viajado. Eu vi meu pai vestido de preto, com sapatos pretos, e imediatamente entendi, mas não disse que tinha entendido e ele continuou a mentir durante muito tempo.
Com isso eu descobri a mentira. Eu diria até, que por um acaso extraordinário, embora eu fosse muito jovem, eu só tinha 10 anos, eu li Édipo o Rei, de Sófocles, que me causou uma impressão incrível. A impressão de que a busca da verdade é uma coisa horrível. É preciso enfrentar o horror da verdade. Eu acho que a busca da verdade, que cada um de nós faz na própria vida, ficou marcado para mim por essa primeira experiência, isto é, o ódio dessa mentira que me impediu – eu descobri mais tarde – de ir ao enterro da minha mãe e de dizer adeus para ela. (...) Tudo isso fez com que minha mãe se tornasse uma espécie de mito para mim. Ela se chamava Luna, Lua. Então tudo que evocava a Lua me provoca uma emoção muito grande.”
Dos demônios: atelier ao vivo do Pensamento de Edgar Morin. SESC SP, 28 e 29 de agosto de 2000. São Paulo. Tradução livre Nurimar Falci, São Paulo, 2001.

Escreva sobre Mentira

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma