Morin

Mestiçagem

“Migrações e mestiçagens, produtoras de novas sociedades poliétnicas, policulturais, parecem anunciar a Pátria comum a todos os humanos. Entretanto, nas formidáveis misturas de populações, há mais justaposição e hierarquização do que integração verdadeira; no encontro das culturas, a incompreensão ainda prevalece sobre a compreensão; através das osmoses, as forças de rejeição  permanecem muito fortes."
Terra–Pátria, Editora Sulina, 1995, Porto Alegre

“(...) Primeiramente existe o exotismo de pele dos inúmeros imigrantes, oriundos dos Balkans, do Maghreb, da África negra, da Ásia (Paquistão, Flipinas, China). É preciso salientar contudo que a religião dos imigrantes deixa de ser um obstáculo desde que exista  a aceitação da laicidade da vida pública francesa, condição sine qua non de intetração, e esse foi o fato dos judeus e dos musulmanos das gerações anteriores, que como os católicos, puderam preservar privativamente, sua fé religiosa sem contravenção às leis de cidade. É preciso salientar também que os Negros dos Territórios de além-mar estão já inseridos  na nacionalidade francesa, do mesmo modo que os Vietnamitas e os Chineses. Mas o fluxo deve nos levar a conceber que um caráter multi-étnico et multirracial ampliado se torne um novo constituinte da identidade francesa, que como aquelas da América do Norte e do Sul, vai levar em conta a possibilidade de integração do seu princípio todos os constituintes étnicos da diversidade planetária.”
Cabeça Bem Feita. Imigração, Integração, Anexo 3, Éditions du Seuil, Paris, 1999. Tradução livre Nurimar Maria Falci, São Paulo, 

Escreva sobre Mestiçagem

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma