Morin

Olhar

“Vamos olhar para nosso século, mas com um olhar binocular. Supondo-se que um olho do espírito só veja o aspecto contínuo e outro apenas o aspecto descontínuo, temos tanta dificuldade para juntar esses dois aspectos como para compreender que um fenômeno mircrofisico possa ser, ao mesmo tempo, onda e corpúsculo.
Assim, como primeiro olho vemos o continuum progressivo aparentemente lienar, dos desenvolvimentos científicos, técnicos, econômicos, industriais, consumistas, civilizadores; é é exatamente essa visão que reina nas concepções sociológicas e tecnoburocráticas.
Mas ao abrir o segundo olho, vemos um século vulcanizado pelas duas maiores guerras mundiais de toda a história da humanidade; essas guerras não só massacraram e destruíram populações, não só foram explosões de barbárie oriundas do próprio coração da civilização desencadeadas pelas nações mais evoluídas do universo, principalmente pela pátria da poesia, da música e da filosofia; provocaram também tremendas crises de sociedade do devir, o aborto e o declínio dos processos emancipadores.
(...) Assim, há dois caminhos para compreender o século XX: um do progresso, desenvolvimento, aparente racionalidade. Outro de convulsões e horrores.”
Para sair do século XX. 1987, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro.

Escreva sobre Olhar

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma