Morin

Poesia

“Ensaiarei sustentar a seguinte tese: o futuro da poesia reside em sua própria fonte. Mas que fonte é essa? É difícil perceber. Ela se perde nas profundezas humanas tanto quanto nas profundezas da pré-história, onde surgiu a linguagem, nas profundezas dessa embalagem estranha que é o cérebro humano.
(...) é preciso reconhecer que, qualquer que seja a cultura, o ser humano produz duas linguagens a partir de sua língua: uma, racional, empírica, prática, técnica; outra, simbólica, mítica, mágica.          
Poesia – prosa constituem o tecido de nossa vida. Hölderlin afirmava: ‘O homem habita a terra poeticamente’. Acredito ser necessário dizer que o homem a habita, simultaneamente poética e prosaicamente. Se não houvesse prosa, não haveria poesia, do mesmo modo que a poesia só poderia evidenciar-se em relação ao prosaísmo. Em nossas vidas, convivemos com essa dupla existência, essa dupla polaridade.”
Amor, Poesia e Sabedoria. Bertrand Brasil, 1997.

“O estudos que só falam da prosa não vêem o essencial da vida humana, vêem apenas os seres humanos como máquinas ou objetos, enquanto que é preciso ver também a sua realidade”.
Dos Demônios: atelier ao vivo do pensamento de Edgar Morin. 29/10/2000. Sesc Vila Mariana, São Paulo.

Escreva sobre Poesia

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma