Morin

Sabedoria

“A sabedoria grega é ligada à filosofia, porque a palavra filosofia quer dizer amigo da sabedoria. (...) A questão consiste em saber se, por ser sábio, deve entender-se desligar-se dos prazeres ou, a contrário, saber usufruir deles.

Na Idade Média, com o cristianismo, que subordina a filosofia como algo ancilar, torna-se evidente que a idéia antiga de sabedoria se rompe em detrimento da piedade, da caridade e da santidade, que formam os ideais e normas da vida crista. (...) Depois esta palavra profanizou-se e foi empregada, a partir do século XV, no sentido de prudência e moderação. Desde o renascimento da filosofia, efetuou-se uma ruptura, que foi acentuada por uma verdadeira disjunção do mundo moderno entre filosofia e sabedoria, com exceção de Spinoza. Já na época da filosofia universitária, o julgamento de Hegel foi muito explícito a esse respeito, pois quando se lhe perguntava o que era a filosofia, rapidamente ele respondia: ‘A filosofia é o ganha-pão dos professores de filosofia’.”
                                                                                                                                                                                                                                  
“A sabedoria deve saber que contém em si uma contradição: é inteiramente loucura viver muito sabiamente. Devemos reconhecer que na loucura, que é o amor, há a sabedoria do amor. No amor da sabedoria, ou da filosofia , falta amor. O importante na vida é o amor. Com todos os perigos que ele contém.”
Amor poesia sabedoria, Bertrand Brasil, 1997.

Escreva sobre Sabedoria

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma