Morin

Surpresa

“Eu me surpreendo cada vez mais, e com tudo. Eu me surpreendo que os outros não se surpreendam, mas também minha própria surpresa me surpreende.”
Journal de Californie, Éditions du Seuil, 1970. Tradução livre, Nurimar Maria Falci, São Paulo, 2001.

“O pensamento complexo não esgota a surpresa. Vivo me surpreendendo. Minha surpresa não é mais apenas infantil – O que é isto?, Por que o carro anda?, Por que o sol brilha? É também, e sobretudo, uma surpresa da consciência despertando para o desconhecido, do conhecido e descobrindo que quanto mais evidente é o conhecido, mais profundo é seu desconhecido.
Tudo me surpreende, sempre, cada vez mais. Estar aqui, viver, morrer, ver as caras na rua, olhar minha gata que me olha... Tudo é inacreditável... Minha consciência surpreende-se com o fato que eu seja um ser físico, uma máquina, um autômato, um possuído e ela se surpreende como fato de ser consciente no meio de tanta inconsciência.”
Meus Demõnios, 1997, Bertrand Brasil.

Segunda-Feira – 15 de setembro, 1969 – O Salk Institute
“(...) Minha surpresa, durante muito tempo profunda, se torna cada vez mais fundamental. Mas onde eu estou? O que é este mundo? Para aonde vamos? O que é a vida? Hoje, eu me sinto repentinamente deprimido, como se eu tivesse compreendido que jamais eu terei a resposta para essas questões...”
Diário da Califórnia. 1970, Éditions du Seuil. Tradução livre Nurimar Falci, 2001, São Paulo.

Escreva sobre Surpresa

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma