Morin

Utopia

 A utopia é simultaneamente o que faz mudar a realidade e o que é incapaz de mudá-la. O realismo é ao mesmo tempo lúcido e cego”.
Diário da Califórnia, 1970, Éditions du Seuil, Paris, Tradução livre Nurimar Falci, São Paulo, Brasil.

“Depois do socialismo, muito se fala em fim da história. Não há espaços para utopias?
Edgar Morin: Essas são frases mediáticas. O que houve foi apenas o desabamento  do comunismo. Os intelectuais erraram ao apresentar a Alemanha, a URSS ou a China de Mao-Tsé-tung como exemplos de liberdade e hoje estão desacreditados. O que vivemos é uma crise do futuro muito mais marcante que o fim das ideologias. Quando o futuro é angustiante, há tendência ao retrocesso. Os seres humanos precisam de pão e água, mas também  de crenças e mitos. As ideologias vão renascer sob outros nomes e formas.”
As várias facetas de Edgar Morin – O renascentista high tech. Jornal Valor, 19 de maio de 2000. São Paulo.

Escreva sobre Utopia

Digite o resultado da operação matemática abaixo:



Resultado

mais recentes

o que é?

A seção círculo poético é a espinha dorsal deste site. 64 palavras-chave foram selecionadas pela pesquisadora Nurimar Falci, sob orientação de Morin, para proporcionar um acesso inusitado, lúdico e participativo à obra do pensador francês. As palavras são associadas aleatoriamente aos 64 cubos que formam um cubo maior: clique em "índice" para visualizar a disposição espacial das palavras.

Através do "console" (no canto superior direito, abaixo da faixa vermelha) você poderá navegar para as 6 palavras que fazem "fronteira" àquela em que você se encontra.

Leia o texto de Morin, e escreva sobre a palavra-chave que despertar seu interesse...

cima tras dir esq baixo frente
forma